LogoPortal Anaurilândia

Governador abre ano legislativo destacando parceria e desenvolvimento em MS

Eduardo Riedel enfatiza cooperação entre poderes e avanços socioeconômicos durante cerimônia

04/02/2026 às 10:36
Por: Redação

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, prestigiou a sessão solene que marcou o início da 4ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura da Assembleia Legislativa estadual (Alems). A cerimônia, ocorrida nesta terça-feira (3), teve como palcos o Palácio Guaicurus e destacou a união entre os Poderes Executivo e Legislativo, além do foco no desenvolvimento econômico e social do Estado.

 

Antes da solenidade oficial, o governador realizou a revista à tropa da Polícia Militar no saguão da Casa de Leis, sendo recepcionado pelo presidente da Alems, deputado Gerson Claro, e demais parlamentares. Na oportunidade, Riedel apresentou a tradicional mensagem do Executivo ao Legislativo, respeito previsto na Constituição Estadual.

 

"Reconheço a parceria preferencial com esta Casa, que jamais faltou ao nosso Governo quando estavam em jogo os altos interesses de Mato Grosso do Sul. É uma aliança vigorosa, baseada em um forte senso da realidade, mas também em uma poderosa visão de futuro", declarou o governador Eduardo Riedel.

 

O governador também mencionou a cooperação com a bancada federal e outras instituições, tais como o Poder Judiciário, a Corte de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública. A representação federal do estado é reconhecida como uma das que mais investiram em projetos estruturantes no país.

 

Em seguida, Gerson Claro, presidente da Assembleia, discursou ressaltando o papel da instituição no momento estratégico de desenvolvimento pelo qual passa o estado. "Nosso dever é criar um ambiente de diálogo, segurança e decisões responsáveis para que o Estado continue avançando", afirmou.

 

O governador Eduardo Riedel também reforçou que não houve aumento de impostos no Estado, que trabalha com a menor alíquota modal do país e, ainda assim, conseguiu reduzir em 10% a carga tributária geral. Ele destacou que Mato Grosso do Sul conseguiu manter seus altos investimentos públicos em um contexto econômico desafiador.

 

"É este o caminho para o crescimento sustentado, com massiva inclusão social, como hoje já está acontecendo. Sem saúde fiscal, não há capacidade de investimento público, e não há credibilidade institucional, para a atração de mais investimentos privados", frisou o governador. Mato Grosso do Sul conseguiu atrair mais de 80 bilhões de reais em investimentos nos últimos dois anos e viu o crescimento de 40,56% no número de empresas abertas entre 2020 e 2025.

 

O estado ocupa a oitava posição em renda média no país, com praticamente pleno emprego e uma taxa de desocupação de apenas 2,9%, a menor de sua história. Além disso, observa-se grande avanço no desenvolvimento do capital humano, com mais de 450 mil trabalhadores qualificados, o que contribuiu para um aumento expressivo nas exportações do estado.

 

O governador ainda mencionou iniciativas como o MS Ativo, responsável por grandes investimentos em infraestrutura, com obras que atingem quase 4 bilhões de reais em investimentos nos municípios.

© Copyright 2025 - Portal Anaurilândia - Todos os direitos reservados